Escola de Empeendedorismo aposta na formação de líderes criativos
Com o aumento de pessoas querendo montar o próprio negócio, é bom ir atrás de uma orientação, como um curso de Empreendedorismo.
Há uma razão: quanto maior o preparo do empreendedor, mais chance de fazer sucesso. Marcos Hashimoto, professor de Empreendedorismo da FIA, sentiu que algo estava faltando nas aulas sobre o assunto. “Os planos de negócios montados pela maioria dos alunos não saía do papel. Quando saíam, o negócio durava pouco tempo”, afirma. O professor percebeu que era preciso fazer aulas diferenciadas para despertar o que chama de “comportamento empreendedor”. Hashimoto começou a estudar esses aspectos e dar aulas para professores, que deveriam saber melhor como abordar o empreendedorismo durante suas aulas. “Foi quando entrei nesse meio que conheci o Daniel Gurgel, que também questionava os modelos tradicionais. Ele começou, então, a ir atrás de escolas da Europa que tinham esse ensino diferenciado”, conta.
Em abril de 2015, nasceu, então, a ideia da Polifonia, escola com a proposta de formar líderes criativos. “Queremos fazer de nossos alunos protagonistas, não só empreendedores, mas pessoas que assumam as rédeas em suas áreas, seja como empregado ou empregador”, diz Hashimoto. Depois de testar a ideia com um grupo piloto, a primeira turma do curso de Protagonismo Criativo da Polifonia começará as aulas no dia 18 de março. Com workshops e discussões, o objetivo é trabalhar o compartilhamento de vivências pessoais durante cinco meses.
As inscrições serão encerradas no dia 24 de fevereiro e podem ser feitas no site da Polifonia. O custo varia entre R$ 5 mil e R$ 11,4 mil, mas Hashimoto frisa que “a limitação financeira não é uma barreira. É possível conversar, já que temos outras fontes de renda.” Para determinar qual será o preço cobrado, o participante tem seu perfil e trajetória profissional analisados. Esse tipo de análise também garante que a turma seja mais diversificada, enriquecendo a discussão entre os alunos. Para quem estiver interessado, a escola promoverá, no dia 18 de fevereiro, um evento gratuito de apresentação do curso no Cubo, espaço de coworking em São Paulo.
Além disso, a Polifonia possui uma parceria com a THNK, Escola de Liderança Criativa de Amsterdã. O Global Creative Leadership Program é um workshop de três dias para o desenvolvimento de executivos, empreendedores e intraempreendedores. Com o preço fixo de R$ 9.420, a primeira turma concluiu o curso em agosto do ano passado.